Sempre sou questionado sobre a questão do purgatório, se existe ou não. Claro que existem várias formas de ser abordado ou questionado, tem aqueles que querem aprender e aqueles que querem desafiar. Mas para os dois a resposta é sempre a mesma, pois não tem oque inventar em cima deste assunto.
É verdade que na Bíblia não se encontra a palavra "purgatório", como também não achamos nela as palavras de "Sacramento da Comunhão" e "Crisma". No entanto descreve situações, estados ou lugares que se indentificam com a idéia do purgatório.
Em 2 Macabeus 12, 43-46 (le-se: segundo livro do profeta Macabeus, capítulo 2, versiculos do 43 ao 46) lemos: "Judas, tendo feito uma coleta, mandou duas mil dracmas de prata a Jerusalém, para se oferecer um sacríficio pelo pecado. Obra bela e santa, inspirada pela crença na ressurreição... Santo e salutar pensamento de orar pelos mortos. Eis porque ele ofereceu um sacrifício expiatório pelos defuntos, para que fossem livres de seus pecados." -
Bom, ser livre dos pecados, depois da morte, pelo sacríficio expiatório, indica claramente a existência do purgatório.
Já li alguns biblistas afirmarem que a confirmação do purgatório nas palavras de Jesus em Mt 5, 25-26 (Evangelho segundo São Mateus, cap. 5, vers. de 25 a 26) : "Põe-te depressa de acordo com o teu adversário, enquanto estás ainda em caminho (da vida) com ele; a fim de que teu adversário não te entregue ao juiz, e o juiz ao guarda, e sejas metido na prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá, enquanto não pagares até o último centavo." É claro, que Jesus fala do justo juizo divino, depois da morte. Ora, sair desta prisão depois da morte, depois ter pago o último centavo, (seja pelo sofrimento próprio, seja orações e expiações dos vivos) pode acontecer só no purgatório.
Vocês devem estar se perguntando oque são expiçãoes. Expiação é reconciliação, remissão, perdão dos pecados.
Uma outra alusão à existência do purgatório encotramos em I Cor 3, 12-25: "...Aquele, cuja obra (de ouro, prata, pedras preciosas) sobre o alicerce resistir, esse receberá a sua paga, aquele, pelo contrário, cuja obra, (de madeira, feno, ou palha) , for queimada, esse há de sofer o prejuízo; ele próprio, porém, poderá salvar-se, mas como que através de fogo." E pela Tradição Apostólica entende-se fogo do purgatório.
Sempre mais alto!
Um comentário:
Achei o livro 2 macabeus aqui, mas a tradução está diferente:
2 Macabeus
A passagem que você cita:
"43E mandou fazer uma colecta, recolhendo cerca de duas mil dracmas, que enviou a Jerusalém, para que se oferecesse um sacrifício pelo pecado, agindo digna e santamente ao pensar na ressurreição; 44porque, se não esperasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles. 45E acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente. Era este um pensamento santo e piedoso. Por isso pediu um sacrifício expiatório, para que os mortos fossem livres das suas faltas.
Ok, é parecido.
Mas não concordo muito com essa idéia de "ora, mas a única alternativa para que essa passagem tenha alguma lógica é X". Não é bem assim, usando a imaginação dá pra pensar em vários outros casos. Diz apenas que os mortos podem se redimir pelos pecados se outras pessoas rezarem por eles, e na hora da ressurreição estarem "limpos". (Pelo menos no meu entendimento, mas entendo que possa haver discordâncias) Ora, há muitos modelos possíveis que poderiam 'casar' com essas passagens. Por exemplo:
1- São os outros que rezam pelos mortos, não eles mesmo que sofrem e se expurgam dos pecados até a hora de ressuscitar. Ora, pra isso eles não precisam "ir" pra lugar nenhum, ficam onde estão mesmo, inconscientes talvez, até ressuscitarem.
2- Eles vão pra algum lugar, mas não é o mesmo lugar para onde vão as pessoas que morrem, passam um período de penitência e então vão pro Céu. Ao invés disso, é um lugar em que não necessariamente passam por alguma penitência (já que o narrador diz que são os outros que rezam por eles e não eles mesmos que limpam seus pecados) para depois voltar, na ressurreição.
3- A alternativa 3 seria um pouco forte demais, então prefiro deixar de dizer a perder um amigo... hahaha
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